Quando criança você brincou com duas latinhas que eram ligados por um fio e ali você se comunicava com seu amigo?

Hoje, nas transmissões online os síndicos e moradores, através de lives, assembleias e até reuniões se comunicam. As pessoas, muitas vezes, se distraem com interferências externas, com a queda da rede ou quem sabe com a câmera fechada?
Isso lhe irrita?  Quais são as necessidades dos síndicos, administradores e fornecedores e até os moradores?

Seria de reconhecimento, clareza, suporte, organização, customizar o tempo? E daí geram e sentem alguns sentimentos confusos? Vamos nomear? Seria: que você está contrariado, confuso ou até desencantado? Vamos temperar juntos pra praticar?

A transmissão online, neste novo normal, nos permite identificar que todo sinal de desatenção advém de um ruído na comunicação. Estabelecer a conexão emocional é o nosso desafio e requer alguns cuidados. Pensemos um pouco sobre isso. Cabe ao emissor abrir espaço de diálogo por meio de combinados:

Por exemplo, cabe ao emissor:

  1.  Observar se os convidados sabem utilizar o aplicativo;
  2. Oferecer apoio aos mesmos; Espaço de escuta;
  3. Checar os combinados com cada participante, abrindo assim seus sentimentos e acolhendo os dos outros.

Quando falamos em primeira pessoa, sobre nós mesmos, desligamos o modo de ataque ou defesa ao nos comunicarmos. Quando você delega a culpa para o outro, se desconecta de si, dos seus sentimentos e necessidades. E, assim sendo, o que podia ser a sua perspectiva pode soar como julgamento ou acusação. Será que estamos supondo, julgando ou pensando que o outro não está envolvido com as suas necessidades? Temos a sensação que é inútil abrir trilhas de comunicação?

Veja no próximo material, que irei disponibilizar para o grupo Eu amo Condomínio, onde no qual eu convido você a temperar a sua vida com a sua dosagem preferida. Você tem pode acessar o Youtube, facebook, podcast, e Instagram da @maegirafa Aquino Dal Pino

Você está planejando algo pra a sua vida após ler esta matéria ??

Colunista : Arlete Aquino Dal Pino
Facilitadora da Comunicação Não Violenta – CNV

Abrir no Whatsapp
Precisa de ajuda?